Últimos dias para ver exposição de fotografia “Zeladores de Corpos e de Almas”

Últimos dias para ver exposição de fotografia “Zeladores de Corpos e de Almas”

Ainda vai a tempo de apreciar a exposição de fotografia, patente no Clube Médico, intitulada "Zeladores de Corpos e de Almas". Uma das fotos da série "Anjos fora do tempo" arrebatou o primeiro lugar do concurso de fotografia digital promovido pelo Clube Médico da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Coimbra. A imagem captada pela médica Ana Ferraz na Unidade de Cuidados Neonatais da Maternidade Bissaya Barreto saiu vencedora, entre um conjunto de 24 obras, precisamente no Dia Mundial da Prematuridade, uma feliz coincidência que a autora fez questão de sublinhar no momento em que conheceu o veredicto do júri.

Na sessão de inauguração da exposição, Inês Rosendo, membro do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos, deixou uma palavra de apreço e agradecimento "pelo esforço de quem tem contribuído na Ordem dos Médicos para tentar abrir a Ordem à sociedade como, também, aos próprios médicos". Acrescentou: "A Ordem dos Médicos não pensa apenas na organização e na política de saúde, nas doenças. Os médicos são pessoas especialmente sensíveis e gostamos de acolher, no Clube Médico, o lado mais humano e cultural, mais próximo das pessoas". Aliás, na sua opinião, se observarmos com detalhe as fotografias ali expostas, verfica-se que os autores médicos são "pessoas preocupadas com as outras pessoas, com o mundo, com os sentimentos". "Este também é o lado mais humano da medicina", sublinhou Inês Rosendo. A cirurgiã Dulce Diogo, responsável pela programação cultural do Clube Médico, agradeceu a presença e a participação dos autores, ressalvando que o Clube Médico está sempre de portas abertas para a criatividade e fruição cultural dos médicos e público em geral.

Um dos elementos do júri, a médica Liliana Constantino, agradeceu a colaboração e empenho dos colegas que participaram nesta primeira edição do concurso do qual resulta a exposição "Zeladores de Corpos e de Almas" que ficará patente no Clube Médico de Coimbra até 6 de janeiro de 2016. Coube-lhe anunciar os resultados do concurso.

Classificação: 

1º lugar – "Anjos fora do tempo" – Ana Ferraz

2º Lugar – "Sem limites na alma" – Ivo Alexandre Carvalhos dos Reis 

3º Lugar – "Depressão, esta velha conhecida" – Ana Maria Carmo

Menção Honrosa – "A vida é o lado luminoso da doença" – Ricardo Vieira

Menção Honrosa – "Ficou o corpo, ficou a alma" – Luís Duarte Santos

 

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos