Ordem dos Médicos visita UCSP de Sátão (Viseu) e UCSP Tomaz Ribeiro (Tondela)

Ordem dos Médicos visita UCSP de Sátão (Viseu) e UCSP Tomaz Ribeiro (Tondela)

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, e o presidente do Conselho Distrital de Viseu da Ordem dos Médicos, Carlos Daniel, deslocaram-se a Sátão e Tondela, na sequência das visitas que os membros da Ordem dos Médicos têm efetuado às Unidades de Cuidados de Saúde primários da região Centro.
Logo de manhã, na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Sátão, um edifício de construção recente mas com problemas de climatização, os dois responsáveis da Ordem dos Médicos tomaram nota do mais recente fenómeno da sociedade portuguesa: a emigração. "Este é um concelho envelhecido e, com esta segunda vaga de emigração jovem, os pais estão a envelhecer sozinhos", refere Jorge Toste, atual diretor da UCSP de Sátão. Num curto espaço de tempo, aludiu ainda Jorge Toste, "estavam 700 utentes sem médico de família, agora estão apenas 100 utentes". De seguida, Carlos Cortes e Carlos Daniel visitaram a Extensão de Saúde de Avelal que funciona no antigo hospital concelhio da Fundação Elísio Ferreira Afonso.
Após ter participado na sessão de abertura do REFRESH MED 14, na Escola Superior de Saúde de Viseu, Carlos Cortes visitou a UCSP Tomaz Ribeiro, em Tondela.
Na cidade de Tondela, Carlos Cortes e Carlos Daniel foram recebidos pelo médico Jorge Braz (coordenador da UCSP Tomaz Ribeiro) e pelas médicas Ana Sofia Carvalho e Rita Figueiredo. Atualmente, esta unidade de saúde (que funciona das 8.00 às 20.00 horas), possui 4016 utentes sem médico de família (2581 dos quais são frequentadores). Neste centro de saúde estão inscritos 20 578 utentes.

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos