Serviço de Pediatria do Hospital Garcia de Orta, E.P.E. a concurso na Missão Sorriso 2014

Serviço de Pediatria do Hospital Garcia de Orta, E.P.E. a concurso na Missão Sorriso 2014

O Serviço de Pediatria do Hospital Garcia de Orta, E.P.E. está a concurso na Missão Sorriso 2014, do Continente, com um projeto audio visual para a promoção da saúde e prevenção de doença em crianças e jovens, no âmbito do hospital e da comunidade.

 

objetivo do projeto é criar um conjunto de filmes educativos, segundo um modelo "publicity", procurando o máximo impacto das mensagens transmitidas que serão desenvolvidas em torno da temática 1) da promoção da saúde infantil e prevenção da doença e 2) na educação da criança com doença crónica, sua família e comunidade mais próxima.

 

Vote neste projeto, e divulgue junto de todos os familiares, amigos e conhecidos o Link que serve para votar:

 

 

 

Projeto áudio visual para a promoção da saúde e prevenção de doença em crianças e jovens, no âmbito do hospital e da comunidade.

ENQUADRAMENTO

Nas urgências Pediátricas são assistidas diariamente crianças e jovens sem uma adequada justificação clinica. Tal pode comprometer o atendimento de situações de real gravidade e contribuir para a disseminação de doenças infeto-contagiosas, nomeadamente as respiratórias nos meses de Inverno. 

 

Os meios postos à disposição da população para a orientar nos cuidados de saúde, como a Saúde 24, são robustos mas pouco atrativos e não têm dado os resultados pretendido. Os pais e cuidadores não têm assim formação suficiente, nem ajuda que lhes permita oferecer em casa os auto cuidados necessários e porventura suficientes, nem fazer a melhor opção relativamente aos Serviços de Saúde que devem procurar.

 

As novas tecnologias áudio visuais, por mais apelativas e pelo recurso a técnicas publicitárias, podem ajudar a colmatar essa lacuna.

 

O HGO PROPÕE-SE A:

Criar, em colaboração com a ETIC – Escola de Tecnologias Inovação e Criação, uma videoteca de filmes educativos, que com o apoio de técnicas publicitárias, consigam o máximo impacto de mensagens dirigidas à promoção da saúde infantil e prevenção da doença e à educação da criança com doença crónica, sua família e a comunidade envolvente.

 

Estes filmes serão divulgados no canal da Pediatria da rede interna de televisão, no site de internet e no canal Youtube do Hospital Garcia de Orta, bem como nos meios disponibilizados pelas instituições de saúde e de ensino de Almada e do Seixal, que se revejam neste projeto, maximizando o alcance da sua mensagem. 

 

Os filmes focam assuntos como a gravidez saudável, amamentação, importância das vacinas, alimentação no primeiro ano de vida, segurança rodoviária e outros problemas frequentes em crianças, incluindo febre, infeções respiratórias e gastro intestinais, numa perspetiva pedagógica e construtiva e no intuito de dotar os pais e cuidadores de uma melhor capacidade de decidir e agir. Serão também produzidos filmes centrados nas crianças e famílias de crianças com doenças e condições crónicas (asma, diabetes, epilepsia e alterações do desenvolvimento entre outras), promovendo uma abordagem serena e realista dos problemas associados a estas situações, numa perspetiva construtiva e integradora na sociedade. 

 

O projeto complementa-se pela distribuição de folhetos graficamente apelativos, a resultar de concurso entre jovens criadores, que reforcem a mensagem dos filmes e permitam orientar crianças e pais para os locais de esclarecimento e atendimento devidos.

 

Está contemplada nesta candidatura, desenvolver uma campanha de visitas a escolas do Ensino Básico e Secundário de Almada e do Seixal.

 

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos