II Jornadas do Serviço Nacional de Saúde e Carreiras Médicas no CHUC

II Jornadas do Serviço Nacional de Saúde e Carreiras Médicas no CHUC

O Centro de Congressos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) foi palco, no passado dia 27 de setembro, das II Jornadas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e Carreiras Médicas.

 

Ao longo do dia foram quatro os temas centrais debatidos pelos convidados, entre os quais o Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Dr. Carlos Cortes, a interna de anestesia e membro do Conselho Regional da SRCOM, Dra.  Inês Mesquita e o Bastonário da Ordem dos Médicos,  Prof. Doutor José Manuel Silva: “Internato Médico – Novo Paradigma”, Ato (não médico) – Qual o papel dos diferentes profissionais), “SNS – O doente no centro dos cuidados de saúde” e “SNS – Como podemos inovar”.

 

Em cima da mesa estiveram as principais alterações que se preveem com a entrada em vigor do Regime do Internato Médico e a forma como estas poderão afetar a qualidade da formação médica em Portugal; a transição para a carreira médica e a “fuga” de profissionais para o estrangeiro; o enquadramento jurídico em legislação específica “Lei do Ato Médico", a violação de competências médicas por outros profissionais da área da saúde e a discussão sobre terapêuticas não convencionais e a necessidade de inovar no SNS.

As jornadas foram organizadas pelo Departamento de Educação Médica do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade de Coimbra.  

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos