Fórum Envelhecimento Ativo e Saudável “Inovar é viver, olhares”

Fórum Envelhecimento Ativo e Saudável “Inovar é viver, olhares”

O Fórum Envelhecimento Ativo e Saudável "Inovar é Viver,Olhares", que terá lugar a 20 e 21 de setembro na Figueira da Foz, encerra, em si, um contributo, das Ordens Profissionais – nomeadamente da Ordem dos Médicos – para a reflexão deste tema, “pretendendo-se que as conclusões possam servir de base à definição e estabelecimento de projetos e programas de boas-práticas inovadoras no domínio do Envelhecimento Ativo e Saudável”, explica a Dra. Ana Cristina Ribeiro Rama Presidente do Fórum Regional do Centro das Ordens Profissionais. 

O tema adquire ainda especial relevância face à criação, em 2013, do consórcio Ageing@Coimbra. Em meados de 2012, a Comissão Europeia, através da Parceria Europeia para a Inovação no Envelhecimento Ativo e Saudável, lançou convite público à manifestação de interesses conducente à admissão de novos parceiros. Neste contexto, a Universidade de Coimbra, através da Faculdade de Medicina e da Divisão de Inovação e Transferências do Saber (DITS), apresentou compromissos de implementação de programas de intervenção no domínio do envelhecimento. Este programa serviu de substrato à apresentação da candidatura da Região de Coimbra (e de modo mais abrangente da Região Centro de Portugal) a Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável (projeto Ageing@Coimbra), tendo o estatuto sido atribuído a 1 de Julho de 2013 na cerimónia Reference Sites Star Award em Bruxelas. A Região Centro tornou-se assim a única região portuguesa com esta distinção e uma das 32 regiões europeias atualmente existentes.

Desta forma, a escolha do tema central das atividades do Fórum para 2014 foi quase imediata: o envelhecimento ativo e saudável. A transversalidade do tema exige uma reflexão aprofundada com o contributo de profissionais das mais diversas áreas, dos responsáveis políticos e da sociedade civil.

Assim, no dia 20 de setembro o Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da Figueira da Foz acolhe diversas personalidades convidadas a refletir sobre “o envelhecimento ativo e saudável”. No segundo dia de atividades, 21 de Setembro,estão todos convidados a participar numa caminha orientada ao longo da Marginal da Figueira.

Mais informações e inscrições (gratuitas) em http://frc-op.wix.com/forum-envelhecimento.

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos