A nona edição da iniciativa “Conversa Aberta”, dedicada ao ciclo Médicos Ilustres na Guarda, terá como tema António Nunes Ribeiro Sanches, médico e humanista português, uma das figuras mais relevantes da ciência e da cultura europeias do século XVIII. Exerceu medicina em Benavente, Guarda e Amarante, antes de partir para um exílio que se prolongaria por toda a vida.
A inclusão de Ribeiro Sanches, natural de Penamacor, com um extenso tratado na Enciclopédia Metódica de Diderot e d’Alembert, constitui um claro testemunho da sua importância no contexto da medicina e do pensamento científico do seu tempo.
A “Conversa Aberta” terá lugar no auditório do Museu da Guarda, no dia 22 de janeiro de 2026, pelas 18h00, e contará com a participação do Dr. António Lourenço Marques como palestrante.
Esta iniciativa é promovida pela Secção Sub-Regional da Guarda da Ordem dos Médicos, em parceria com o Museu da Guarda. Estas Conversas abertas à comunidade têm como objetivo relembrar e homenagear Médicos que marcaram o território da Guarda não só pelas suas práticas clínicas mas também pelo seu lado humano e constante procura na ajuda ao próximo.