Prémio Bial de Medicina Clínica 2026: Candidaturas abertas

Estão abertas as candidaturas para a 22ª edição do Prémio Bial de Medicina Clínica. O prazo de submissão termina a 31 de agosto. Promovido pela Fundação Bial, o Prémio Bial de Medicina Clínica tem um valor de 100 mil euros e pretende galardoar uma obra intelectual original, de índole médica, com tema livre e dirigida à prática clínica, que represente um trabalho com resultados de grande qualidade e relevância.

O trabalho vencedor terá publicação em primeira edição exclusiva impressa e/ou digital. Além da obra premiada, poderão ainda ser atribuídas Menções Honrosas (no máximo duas) no valor de 10 mil euros cada.

De acordo com a Fundação Bial, ao longo das edições realizadas, este galardão acompanhou a evolução e as tendências da Medicina, tendo premiado diversos trabalhos no âmbito das doenças civilizacionais, genética, medicina molecular, imagiologia, terapêuticas substitutivas e regenerativas, entre muitos outros. Na última edição, que teve a cerimónia de entrega em 2025, foram distinguidas obras nas áreas da neurologia (Alzheimer) e oftalmologia.

Jaime Branco (Faculdade de Ciências Médicas | Nova Medical School – Universidade Nova de Lisboa) preside ao Júri, que inclui como membros Miguel Castelo-Branco (Faculdade de Ciências da Saúde – Universidade da Beira Interior), Helena Cortez-Pinto (Faculdade de Medicina – Universidade de Lisboa), Henrique Cyrne Carvalho (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto), Ricardo Fontes de Carvalho (Faculdade de Medicina – Universidade do Porto), Cristina Nogueira-Silva (Escola de Medicina – Universidade do Minho), Roberto Palma dos Reis (Faculdade de Ciências Médicas | Nova Medical School Universidade Nova de Lisboa), Isabel Palmeirim (Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas – Universidade do Algarve) e Isabel Santana (Faculdade de Medicina – Universidade de Coimbra),.

Mais informações sobre esta edição, incluindo regulamento e submissão de candidatura, estão disponíveis aqui.

Segundo a Fundação Bial, desde a sua instituição o prémio analisou 720 obras candidatas e mobilizou 1853 investigadores, médicos e cientistas. A mesma fonte refere que em 21 edições, foram distinguidos 111 trabalhos de 316 autores, tendo sido editadas e distribuídas gratuitamente aos profissionais de saúde 44 obras premiadas, num total de mais de 326.000 exemplares.

Fundação Bial: missão e principais iniciativas

Criada em 1994 pela Bial em conjunto com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, a Fundação Bial tem como missão incentivar o estudo científico do ser humano, “tanto do ponto de vista físico como espiritual”. Entre as suas iniciativas destacam-se prémios científicos na área da saúde, como o Prémio Bial de Medicina Clínica, o Bial Award in Biomedicine e o Prémio Maria de Sousa, em parceria com a Ordem dos Médicos.

A instituição promove ainda um programa de apoio a projetos de investigação científica nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia, bem como as Bolsas de Doutoramento Nuno Grande, destinadas a médicos doutorandos em Ciências Fundamentais da Saúde. A Fundação organiza também, de dois em dois anos, os simpósios “Aquém e Além do Cérebro”.

Sem fins lucrativos e de utilidade pública, a Fundação Bial conta com Alto Patrocínio do Presidente da República, e patrocínios do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e da Ordem dos Médicos.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos