
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação e a Sociedade Portuguesa de Transplantação assinalam, em Coimbra, o Dia Nacional da Doação e Transplantação de Órgãos, no próximo dia 20 de julho (ver cartaz). A data reveste-se de especial importância em Coimbra dado que o Professor Alexandre Linhares Furtado foi o responsável pelo primeiro transplante em Portugal, a 20 de julho de 1969. Feito histórico e marcante para a Medicina portuguesa que aconteceu em Coimbra, nos Hospitais da Universidade de Coimbra e foi o primeiro transplante de rim com dador vivo.
Entretanto, a partir de 1992 o Professor Linhares Furtado deu início, em Coimbra, a um programa continuado de transplantes de fígado, tendo realizado o primeiro de doente urgente em coma em 1992 e em 1994 o primeiro transplante de fígado pediátrico em Portugal. Em 1995, desta feita pela primeira vez em todo o mundo, foi realizado um transplante sequencial com fígado de doente com paramiloidose. Um ano depois, em 1996, iniciou os transplantes de fígado com recurso a bipartições e já em 1997 outra operação inédita em todo o mundo: triplo transplante hepático a partir de um único enxerto de cadáver.
Seguiram-se outras operações inéditas, como transplante de um lobo de fígado de mãe para filho. Eis uma síntese do notável percurso deste cirurgião que marca a História da Medicina, e guinda bem alto o nome da cidade de Coimbra e dos seus hospitais universitários, dando ao nosso País um passo gigante no mapa das inovações científicas e clínicas.