A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), através do Gabinete de Divulgação Científica e da Investigação, vai organizar, no próximo dia 25 de março de 2026, às 19h00, um webinar subordinado ao tema “IA na Prática Clínica”, que decorrerá em formato exclusivamente online e terá a duração máxima de uma hora.
A iniciativa contará com a moderação de Miguel Raimundo (ULS Coimbra, SRCOM) e de Miguel Castelo-Branco (CIBIT/FMUC, SRCOM), reunindo especialistas com experiência reconhecida na área da inovação em saúde.
Entre os palestrantes convidados estão Luís Abegão Pinto (ULS Santa Maria, FMUL) e Tiago Taveira-Gomes (SIGIL, MTG, FMUP), que irão partilhar perspetivas e experiências sobre a integração da inteligência artificial na prática clínica, bem como os seus desafios, oportunidades e impacto na medicina.
Luís Abegão Pinto lidera um projeto pioneiro da ULS Santa Maria que recorre à IA para rastrear o glaucoma a partir de fotografias do fundo do olho e Tiago Taveira-Gomes desenvolve um trabalho pioneiro no desenvolvimento de software em Saúde com recurso à IA.
Este webinar pretende, assim, promover a reflexão e o debate sobre o papel crescente da inteligência artificial nos cuidados de saúde, destacando a sua relevância na melhoria do diagnóstico, da decisão clínica e da eficiência dos sistemas de saúde.
Esta iniciativa terá transmissão pela plataforma ZOOM. A participação é aberta a todos, no link: https://us02web.zoom.us/j/89778951747
