Webinar “IA na Prática Clínica” dia 25 de março

Webinar “IA na Prática Clínica” dia 25 de março

Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), através do Gabinete de Divulgação Científica e da Investigação, vai organizar, no próximo dia 25 de março de 2026, às 19h00, um webinar subordinado ao tema “IA na Prática Clínica”, que decorrerá em formato exclusivamente online e terá a duração máxima de uma hora.

A iniciativa contará com a moderação de Miguel Raimundo (ULS Coimbra, SRCOM) e de Miguel Castelo-Branco (CIBIT/FMUC, SRCOM), reunindo especialistas com experiência reconhecida na área da inovação em saúde.

Entre os palestrantes convidados estão Luís Abegão Pinto (ULS Santa Maria, FMUL) e Tiago Taveira-Gomes (SIGIL, MTG, FMUP), que irão partilhar perspetivas e experiências sobre a integração da inteligência artificial na prática clínica, bem como os seus desafios, oportunidades e impacto na medicina.

Luís Abegão Pinto lidera um projeto pioneiro da ULS Santa Maria que recorre à IA para rastrear o glaucoma a partir de fotografias do fundo do olho e Tiago Taveira-Gomes desenvolve um trabalho pioneiro no desenvolvimento de software em Saúde com recurso à IA.

Este webinar pretende, assim, promover a reflexão e o debate sobre o papel crescente da inteligência artificial nos cuidados de saúde, destacando a sua relevância na melhoria do diagnóstico, da decisão clínica e da eficiência dos sistemas de saúde.

Esta iniciativa terá transmissão pela plataforma ZOOM. A participação é aberta a todos, no link: https://us02web.zoom.us/j/89778951747

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos