O primeiro dia de trabalhos do 28º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, a 28 de novembro (sexta-feira), terminou com uma sessão de homenagem a 20 médicos que foram distinguidos com a Medalha de Mérito, em reconhecimento do contributo que o seu percurso contribuiu para a melhoria da Saúde em Portugal.
Os médicos Américo Figueiredo (Dermatologia), Guilherme Pego (Cardiologia), Helena Saldanha (Medicina Interna) e Marques Neves (Saúde Pública)- inscritos na Ordem dos Médicos do Centro – foram homenageados pela dedicação, competência e notoriedade do trabalho realizado ao longo das suas carreiras.
O Bastonário e os Presidentes dos Conselhos Regionais da Ordem dos Médicos sublinharam a dedicação e o empenho demonstrados pelas personalidades homenageadas no exercício da Medicina. Estas mensagens foram destacadas através de breves mensagens em formato de vídeo e, em seguida, todos participaram na cerimónia de entrega das Medalhas de Mérito.
“Esta medalha simboliza o reconhecimento de uma classe profissional e da comunidade, não apenas pelos êxitos técnicos e científicos, mas também pela dimensão ética e humana que cada um dos homenageados trouxe a esta arte milenar. São colegas de elevado mérito e reconhecida capacidade técnica, e que muito orgulham a Medicina Portuguesa”, sublinhou, em nota enviada à comunicação social, o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo, que é também o Presidente Executivo do 28º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos.
Recordamos que este congresso, sob o mote “Um Rumo para o Futuro”, reuniu médicos, especialistas e representantes institucionais sendo um momento relevante para o debate sobre o futuro da Saúde em Portugal.
