O primeiro livro de Dinis Carmo, baseado em factos reais e sustentado por documentação da época, revela a sua vivência como jovem médico nos Açores, no final da década de 1970. Entre cirurgias pioneiras, o quotidiano dos hospitais regionais, a relação com a Base das Lajes e fenómenos singulares como a chamada ‘Justiça da Noite’, a obra oferece-nos um retrato vívido de uma realidade insular em plena transformação. Trata-se de um importante testemunho sobre a vida nos Açores no rescaldo da Revolução de Abril.
A obra será apresentada na Sala Miguel Torga (sede da SRCOM), em Coimbra, esta quinta-feira, numa sessão que terá início às 17h30.
Serão intervenientes:
- Manuel Teixeira Veríssimo | Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos
- Francisco Coelho Gil | Presidente da Casa dos Açores da Região Centro
- Dinis Carmo – Médico especialista em Ortopedia; Autor do livro
- Mónica Seidi – Secretária Regional da Saúde e Segurança Social do Governo dos Açores
No site da Atlantic BookShop:
DINIS CARMO: Dinis Carmo nasceu em Coimbra, em 1952, e foi criado no Porto, onde frequentou a escola primária e o liceu. Regressado a Coimbra aos 17 anos, licenciou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Em 1977, ele e a esposa – também médica e companheira de curso – optaram por realizar o internato médico na ilha Terceira, nos Açores, onde permaneceram até ao final de 1980. De regresso à terra natal, continuaram a sua atividade no Centro Hospitalar de Coimbra, vulgo, hospital dos Covões, por pouco mais de um ano. Em 1982, o casal emigrou para a África do Sul, onde o autor se especializou em Ortopedia e a esposa em Anestesia, ambos no Hospital Baragwanath – o maior hospital de África, situado no Soweto, subúrbio da cidade de Joanesburgo. Desde 1988, é especialista reconhecido pela Ordem dos Médicos Portuguesa. Regressados definitivamente a Portugal no ano seguinte, iniciaram a sua atividade em Faro, tendo-se seguido a Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Guimarães e Porto. Atualmente, vivem na Póvoa de Varzim e o autor exerce a sua atividade no Porto, onde dirige a Clínica Ortopédica Dr. Dinis Carmo, Lda., em atividade desde 1994.
A sua atividade como autor teve início em 2009, com diversas publicações científicas relacionadas com a descoberta de uma técnica cirúrgica inovadora para o tratamento das síndromes do túnel do carpo e do túnel cubital, bem como com a patente do conjunto de instrumentos cirúrgicos desenvolvidos para esse fim, registada em 26 países. Seguiu-se a publicação de dois artigos científicos sobre o mesmo tema, em duas revistas internacionais: JIMR e HAND. Entre 2020-2023, foi o autor e apresentador do podcast Tempo de Saúde, uma iniciativa de NovumCanal.
Ilhas Perdidas é a sua primeira obra narrativa, inspirada em factos verídicos, que retrata a experiência profissional e pessoal do jovem casal de médicos nos Açores, entre 1977 e 1980.