“O Serviço Nacional de Saúde necessita de uma reforma profunda”

“O Serviço Nacional de Saúde necessita de uma reforma profunda”

Nos dias 13 e 14 de novembro realizam-se, em formato online e no Cineteatro Messias da Mealhada, a XI Edição das Jornadas da Bairrada, cujo objetivo visa a procura pela excelência na formação e desenvolvimento profissional dos cuidados de saúde primários na área da Medicina Geral e Familiar.

Ao intervir na sessão de abertura, o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo, colocou o acento tónico no futuro, que na perspetiva da necessidade de levar a cabo de uma reforma profunda no Serviço Nacional de Saúde quer pelo alerta que deixou sobre o uso das ferramentas digitais com o recurso à Inteligência Artificial. “A IA serve para nos ajudar, nomeadamente na gestão do tempo”, disse.

Foram também participantes na sessão oficial de abertura: Ana Ernesto (Coordenadora da Unidade de Saúde Familiar da Mealhada), Almerinda Rodrigues (Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários da ULS de Coimbra; fundadora desta iniciativa científica), Rui Nogueira (Diretor de Internato Médico de MGF da Zona Centro), e António Jorge Franco (Presidente da Câmara Municipal da Mealhada). O autarca, que enalteceu o processo de transferência de competências na área da Saúde e o excelente relacionamento com as respetivas equipas que pugnam pelo Bem-Comum dos munícipes, deixou um apelo aos jovens médicos ali presentes: “Não deixem morrer o SNS. Ele está nas vossas mãos”.

O evento organizado por um grupo de médicos internos de Medicina Geral e Familiar do Núcleo de Internato da Bairrada será, nestes dois dias, um espaço de partilha de competências transversais e reflexão sobre temas relevantes para a prática clínica e para a comunidade. Fazem parte do programa deste encontro científico sessões teóricas e também sessões práticas.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos