Campanha nacional de vacinação dos médicos

Campanha nacional de vacinação dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, que está a coordenar a campanha nacional para a vacinação de todos os médicos, estará sábado, dia 13 de março, em Coimbra, onde serão imunizados mais de 600 colegas durante este fim-de-semana. A operação de vacinação decorre no Centro de Saúde Militar de Coimbra e conta com a presença do presidente do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes.
Em todo o País inscreveram-se mais de 4000 médicos para esta primeira etapa da imunização. A nova coordenação da Task-Force para a vacinação contra a Covid-19, depois de várias insistências e duas semanas depois de a Ordem dos Médicos (OM) ter lançado uma petição pública pela vacinação imediata dos médicos, que ultrapassou as 10 mil assinaturas, aceitou terminar com uma situação injusta, que deixava os doentes e os médicos mais desprotegidos. A coordenação reconheceu que os médicos e restantes profissionais de saúde estão no primeiro grupo prioritário a vacinar e aceitou o apoio da Ordem dos Médicos na identificação dos colegas que estão por vacinar, bem como em toda a operacionalização deste processo de programação do momento de vacinação e administração das vacinas.
“Assumimos esta responsabilidade e risco para assegurar que os médicos e os doentes ficam protegidos e que se salvam todas as vidas possíveis. A Ordem dos Médicos cumpre o seu dever de identificar falhas, mas também estamos sempre disponíveis para fazer parte da solução, assim nos queiram ouvir”, explica o bastonário.

©Paula Carmo – Imagens captadas no Hospital Militar de Lisboa (10 de março 2021)

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos