Dia Internacional da Epilepsia na ULS Coimbra

Dia Internacional da Epilepsia na ULS Coimbra

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Epilepsia, 9 de fevereiro, decorreu em Coimbra um evento que visou promover a consciencialização pela epilepsia no mundo. A Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE) juntou-se a esta iniciativa, de modo a contribuir também para esse objetivo de sensibilização e partilha de conhecimento com o público em geral sobre os factos relativos à epilepsia e a necessidade urgente de melhores tratamentos, melhores cuidados e maior investimento na investigação.

Com o mote da campanha, este ano, “Um Compromisso com a Epilepsia”, pretende-se que as famílias, os locais de trabalho, as escolas e as organizações se comprometam com uma ação concreta que fortaleça a sensibilização, a segurança, a inclusão e a compreensão da epilepsia pela comunidade.

Para assinalar efeméride, realizou-se ao longo do dia uma sessão no anfiteatro do Hospital Pediátrico de Coimbra, numa organização conjunta do Centro de Referência de Epilepsia Refratária da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra e da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia.

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo, foi um dos intervenientes na sessão de abertura. Afirmou que “a Ordem dos Médicos se associa a esta iniciativa, reconhecendo não só a sua relevância em termos gerais, mas também a importância do trabalho desenvolvido em Coimbra, marcado por elevados padrões de qualidade”, desejando as maiores felicidades ao Centro de Referência.

Fora também intervenientes: Isabel Santana (Médica neurologista, diretora do Serviço de Neurologia da ULS Coimbra, e professora catedrática de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra), Jorge Saraiva. (Diretor Departamento Pediátrico no Hospital Pediátrico de Coimbra), Natália António (Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS de Coimbra), e Francisco Sales (Coordenador do Centro de Referência de Epilepsia Refratária da Unidade Local de Saúde de Coimbra).

Aliás, a diretora clínica para a área de Cuidados Hospitalares desta ULS revelou que a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra realizou mais de 5.300 consultas a doentes com epilepsia em 2025. “O Centro de Referência de Epilepsia Refratária atendeu, em 2025, mais 5.300 consultas a doentes com epilepsia. A unidade de monitorização da epilepsia dedicada às situações de maior complexidade registou mais de 360 internamentos no mesmo período”, disse ainda.

Após a sessão de abertura, decorreu a conferência “O que sabemos hoje sobre a epilepsia”, por Francisco Sales, e a mesa-debate subordinada ao tema “Percurso assistencial integrado da pessoa com epilepsia”, com a participação de técnicos especialistas de várias áreas da saúde. Seguiu-se a apresentação de “Um compromisso com a epilepsia”, por Cristina Pereira.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos