Foram distinguidas cinco iniciativas na 8.ª edição do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) com a colaboração dos consórcios Ageing@Coimbra e AgeINfuture.
Uma das distinções, na categoria Conhecimento+, premiou o projeto “Desprescrição no Idoso”, promovido pela CINTESIS – Universidade de Aveiro, da autoria da Professora Doutora Anabela Pereira, vogal do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos.
Na categoria Rede+, o júri distinguiu o projeto “Fator C’Idade: Empreendedorismo Sénior e de Impacto em Coimbra”, desenvolvido pelo Instituto Pedro Nunes, Fundação Bissaya Barreto e Associação COOL – Coimbra Coolectiva – Jornalismo de Soluções.
O projeto “PREDISC – Modelo inovador para a prevenção da dependência em idosos”, promovido pela Unidade Local de Saúde Baixo Mondego em parceria com a Navarrabiomed – Fundación Miguel Servet, foi o vencedor na categoria Saúde+. Na categoria Vida+ Aprendizagem, foi distinguido o projeto “Maiores a Criar”, da Câmara Municipal de Ílhavo, enquanto na categoria Vida+ Participação venceu o projeto “Córtex School Bag”, promovido pela Agilidades.
Os 13 projetos finalistas apresentaram as suas iniciativas no 12.º Congresso em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, realizado em Coimbra, momento em que foram anunciados os vencedores.
Recorde-se que este prémio tem como objetivo promover a divulgação e o reconhecimento de projetos e iniciativas que contribuem para o envelhecimento ativo e saudável na Região Centro. Os projetos finalistas foram selecionados entre 161 candidaturas admitidas a concurso, apresentadas por 128 entidades de 53 municípios, refletindo o elevado envolvimento institucional e territorial nesta área.

Fotos CCDR-C