O futuro começa em qualquer idade

O futuro começa em qualquer idade

“A sociedade tem de apostar nas capacidades dos idosos e tirar partido do seu saber, das suas competências”. A mensagem otimista e mobilizadora foi a tónica da tertúlia “Envelhecer com propósito: o futuro em cada idade”, no âmbito da qual Manuel Teixeira Veríssimo, médico especialista em Medicina Interna e atual Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, foi hoje o orador convidado pelo município de Pombal. Contrariando a abordagem de que a sociedade possa atirar os mais velhos para um gueto, defendeu uma maior importância e prevalência ativa dos mais idosos nos diversos setores da sociedade. “A sociedade tem de continuar a aproveitar-nos”, acentuou.

No edifício Paços do Concelho, o Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra que é uma referência nacional e internacional em Geriatria e Gerontologia realizou uma abordagem de forma apelativa e simples que uniu ciência, ética e humanidade, inspirando, aliás, toda a plateia para uma distinta forma de olhar para o envelhecimento: numa perspetiva positiva e sempre com o olhar no futuro. Sem deixar de referir as vantagens da alimentação saudável, do exercício físico e mental, bem como da importância das relações sociais ao longo da nossa vida, Manuel Teixeira Veríssimo sublinhou: “Devemos deitar com um sonho e levantar com um propósito”.

Esta tertúlia contou também com a participação da vereadora do Município de Pombal, Catarina Silva, anfitriã deste evento, que nesta ocasião anunciou a intenção do município levar a cabo iniciativas que visam a preparação para a idade da reforma, um dos muitos projetos deste concelho que possui, aliás, o maior número de idosos da sua respetiva Comunidade Intermunicipal.

Na plateia, um dos vários intervenientes, o médico especialista em Neurologia, José Gonçalves Grilo (ex-diretor clínico do Hospital da Figueira da Foz e ex-presidente da Assembleia Municipal de Pombal), ao destacar a intervenção do orador salientou também a importância do estudo da geriatria, disciplina implementada precisamente por Manuel Teixeira Veríssimo na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Recorde-se que, no âmbito do Dia Internacional do Idoso, instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa, o Município de Pombal, através da Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde, está a promover a Semana Sénior, entre 1 e 4 de outubro, com a realização de atividades destinadas especificamente à comunidade sénior do concelho.

Esta iniciativa conta com o empenho e dedicação do CLDS 5G – IdadeMAIOR, um projeto promovido pelo Município de Pombal e coordenado pela ADILPOM, com o apoio do FSE+, Portugal2030 e da União Europeia.

Refira-se que o município de Pombal acolheu a apresentação, de novo, neste dia 1 de outubro (Dia Internacional do Idoso), a Estratégia Municipal para o Envelhecimento Ativo, Saudável e Feliz 2024-2030, pela equipa responsável pela sua elaboração, da Universidade de Aveiro.

© Fotos SRCOM

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos