O Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo, foi o anfitrião da sessão de apresentação do livro de Rita Joana Maia “A minha avó é pequenina” . “Esta é uma obra sensível e atual”, sublinhou, destacando o papel crucial dos cuidadores.
Neste livro, descreve Marisa Matias no prefácio, Adelaidinha é “uma menina mulher que nos guia por uma vida de sonhos e desencantos, que no fim de contas, é uma reconciliação connosco mesmas”. Um verdadeiro “abraço de ternura”, acrescenta, que nos lembra da urgência de “dar voz” às mulheres que cuidam e que, tantas vezes, permanecem invisíveis.
A obra, com ilustrações de Inês Massano, presta homenagem ao ato de cuidar, através da história de Adelaidinha. A Apresentação esteve a cargo de Hernâni Caniço – que fora médico de família da autora – e que assinalou nesta sessão, de forma contundente, a necessidade de prestar apoio aos cuidadores.
A autora, Rita Joana, Cuidadora Informal dos pais há quase três décadas, partilha neste livro uma vivência marcada pela entrega, pela luta pelos direitos dos cuidadores e pela resistência perante a ausência de apoio institucional. A sua história é também a de muitos milhares de cuidadores informais que, silenciosamente, são os pilares da nossa sociedade no ato de cuidar. Mais do que uma apresentação literária, este foi um momento de reflexão conjunta sobre o papel dos Cuidadores Informais, sobre a dignidade que lhes é devida e sobre a responsabilidade coletiva de reconhecer e valorizar quem cuida.





