Apresentação e reflexão sobre o “Envelhecimento ativo e saudável” no Paião

Apresentação e reflexão sobre o “Envelhecimento ativo e saudável” no Paião

“Envelhecimento ativo e saudável” foi o tema da palestra efetuada, hoje à tarde, pelo presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo, que juntou a rede de apoio social aos idosos da zona sul do município da Figueira da Foz, mais concretamente de instituições de Marinha das Ondas, Lavos, Paião, Alqueidão, Ferreira-a-Nova e, também, da Fundação Bissaya Barreto.

O envelhecimento demográfico em Portugal tem-se acentuado nos últimos anos, apesar do crescimento da população residente. Em 2024, o país atingiu um índice de envelhecimento de 192,4 idosos por cada 100 jovens, um aumento face aos 188,1 registados em 2023. Este cenário de inverno demográfico levanta enormes desafios para os cuidados de saúde, a sustentabilidade da segurança social, o mercado de trabalho, e levanta também muitas questões sobre a legislação sobre os Direitos dos idosos.

Depois de ter elencado as principais premissas para se envelhecer com a melhor qualidade possível e desejável – exercício físico, alimentação adequada, treino e estimulação cognitiva, pensar de forma positiva e ter objetivos, e aposta na inserção social e familiar bem como na prevenção das doenças – Manuel Teixeira Veríssimo (que é uma figura de destaque na área da Geriatria em Portugal pois foi responsável por lançar o primeiro mestrado em Geriatria no país e criou também a primeira cadeira de Geriatria ministrada em Portugal), respondeu a questões dos idosos que assistiram, de forma muito atenta, a esta sessão.

O advogado João Pedrosa Russo efetuou, por seu turno, uma intervenção sob o título “Os Direitos dos Idosos”, dando especial enfoque ao Estatuto de Maior Acompanhado que é um regime jurídico em Portugal que visa proteger pessoas maiores de idade que, devido a razões de saúde, deficiência ou comportamentos como alcoolismo ou toxicodependência, não conseguem gerir os seus assuntos de forma autónoma. O causídico contextualizou o progresso dos direitos e as especificidades em relação às pessoas idosas, salientando o foco na pessoa, na sua totalidade, e na preservação e garantia da dignidade humana.

Esta conferência, que contou com a moderação do Enfermeiro Diretor da Unidade Local de Saúde do Baixo Mondego, Rui Miguel Cruz, decorreu no Salão Henrique Paiva da Sociedade Filarmónica Paionense, instituição criada em 1858.

Na mesa (da esquerda para a direita): João Francisco Parracho, João Pedrosa Russo, Rui Miguel Cruz, Manuel Teixeira Veríssimo e Mário Marques.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos