28 de janeiro 2021

Informação

COVID-19 | Questionário aos Médicos não vacinados: Aceda aqui ao formulário!

Caro(a) Colega

O Governo e a task force criada para a elaboração de Plano de Vacinação contra a COVID-19 definiram os grupos prioritários a quem a vacina deve ser administrada e estabeleceram as fases de vacinação, concebendo igualmente a logística de todo o processo, em conjunto com a Direção Geral da Saúde e as Administrações Regionais de Saúde.

O Ministério da Saúde prepara-se para iniciar a 2ª fase de vacinação, sem ter cumprido o essencial da 1ª fase, nomeadamente a vacinação dos profissionais de saúde que, quer no setor público quer no privado, mantêm diariamente contacto com doentes, nos seus hospitais, nas suas clínicas, nos seus consultórios ou em qualquer outra instituição prestadora de cuidados de saúde.

Entendemos que todos os médicos se encontram em situação de risco e em perigo de contágio, desde que em contacto com os doentes ou produtos perigosos, independentemente das funções desempenhadas, da natureza do vínculo laboral e da fase em que contactam com os doentes, sendo evidente que a presença em qualquer unidade de saúde (publica ou privada, de maior ou menor dimensão) constitui, por si só, uma exposição e acrescido risco de contaminação.

É nosso firme propósito exigir ao do Ministério da Saúde/Task Force para a Vacinação/Administração Regional de Saúde do Centro que nenhum médico seja esquecido no âmbito de vacinação contra a COVID-19.

Independentemente do seu local de exercício profissional e caso ainda não tenha sido vacinado ou não tenha agendada uma data para a 1ª dose da vacina, sugerimos-lhe o preenchimento do seguinte Formulário* que será partilhado com o Ministério da Saúde para o referido efeito.

Manter-nos-emos atentos ao evoluir da situação e a todas as circunstâncias que justifiquem uma tomada de posição mais enérgica, em prol da defesa da saúde de todos.
O atual contexto pandémico exige uma resposta eficaz, mas também solidariedade, cidadania e colaboração - contamos consigo!

 

Com os melhores cumprimentos,

 Pelo Conselho Regional do Centro

Dr. Carlos Cortes

 Presidente 

 

* Os dados pessoais indicados no formulário serão tratados pela SRCOM e partilhados com o Ministério da Saúde, a fim de agilizar o processo de vacinação SARS CoV-2. A resposta ao formulário é facultativa e apenas deve ser feita por quem, nas condições acima referidas, deseja ser vacinado.