10 de janeiro 2019

Informação

Ordem dos Médicos visita o Serviço de Imagiologia do Hospital Distrital da Figueira da Foz

 

O Serviço de Imagiologia do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) recebeu a visita da Ordem dos Médicos, na manhã do dia 10 de dezembro. Carlos Cortes, presidente do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos, e Maria José Noruegas, um dos membros da Direção do Colégio da Especialidade de Radiologia da Ordem dos Médicos, foram recebidos pelo presidente do Conselho de Administração do HDFF, Manuel Teixeira Veríssimo, e pela Diretora Clínica, Susana Magalhães, que fizeram questão de cumprimentar esta delegação da OM.

Na reunião que antecedeu a visita ficou patente a falta de recursos humanos neste serviço que desenvolve intensa atividade de apoio à urgência e que tem também bastante atividade programada a doentes provenientes dos serviços de internamento e da consulta externa. A escassez de recursos humanos é um dos principais problemas e, tal como explicou o diretor de serviço, José Miguel Ferreira, a título de exemplo, aos fins de semana, feriados e nalguns dias da semana, a prestação de serviços é efetuada por empresas, designadamente pelo Instituto de Telemedicina. O serviço de Imagiologia está situado na parte mais antiga do edifício. Atualmente, estarão em desenvolvimento alguns investimentos, entre os quais, a aquisição de licenças de voz para a transcrição de relatórios.

Esta visita enquadra-se num plano mais vasto de visitas às unidades do Serviço Nacional de Saúde da região Centro, de forma a aglutinar o conhecimento global da realidade em cada especialidade, com o objetivo de enquadrar eventuais ações da Ordem dos Médicos.
Esta unidade hospitalar beneficia de enquadramento paisagístico e ambiental únicos, mesmo em frente à linha oceânica. Está situado mesmo em frente à Praia da Gala (concelho da Figueira da Foz).