25 de novembro 2019

Curso

FMUC | Estão abertas as candidaturas para o Curso de Especialização "Ética em Saúde"

Decorre de 15 de outubro a 25 de novembro de 2019 o prazo de candidatura ao Curso de Especialização de Ética em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) que decorrerá de janeiro a abril de 2020 (à sexta, das 16h00 às 20h00; ao sábado, das 9h00 às 13h00, de duas em duas semanas).

De acordo com o Gabinete de Estudos Avançados da FMUC este curso visará "dar resposta ao interesse e procura crescentes que os profissionais de saúde em geral e os investigadores têm apresentado, relativamente às questões éticas dos cuidados de saúde e da investigação. A necessidade de formação e atualização nesta área é fundamental, não só porque a reflexão bioética tem de acompanhar os constantes progressos científicos como, também, porque em situações de conflitos e dilemas éticos é necessário saber deliberar, adequadamente, na procura do melhor curso de ação a tomar". A pertinência e acutilância desta formação surge, sustenta o GEA, porque "o ensino da Ética Médica e da Bioética é um componente recente nas escolas médicas, de medicina dentária, de enfermagem e de tecnologias de saúde, pelo que muitos profissionais nunca tiveram qualquer formação nesta área".

A Professora Margarida Silvestre (Doutorada em Bioética pela Universidade Católica Portuguesa e professora auxiliar convidada e regente da Unidade Curricular de Ética do Instituto de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra), é a coordenadora do Curso de Especialização Ética em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.  

A formação, que decorrerá na Subunidade 3 do Pólo III da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tem já  o programa delineado. O plano formativo abrange não só as questões transversais aos cuidados de saúde e à investigação, como também os temas mais atuais e pertinentes da ética em cuidados de saúde e investigação e ainda outras questões mais latas, como demografia, economia e biodireito. Trata-se de uma proposta formativa completa e apelativa para todos aqueles que de dedicam à atividade clínica, cuidados de saúde em geral e à investigação científica.

A este curso foi concedido patrocínio científico da Ordem dos Médicos.

 

Para mais informações, poderá usar o QR Code neste cartaz ou encontrar mais detalhes também aqui