20 de novembro 2019

Congresso

Coimbra | Estão abertas as inscrições para o 7º Congresso em Envelhecimento Ativo e Saudável

Estão abertas as inscrições para o 7º Congresso em Envelhecimento Ativo e Saudável que se encontram disponíveis através do link  https://forms.gle/ibvBJXaHdoLnF9XK6 

Este evento, organizado pelo Consórcio Ageing@Coimbra, terá lugar no dia 20 de novembro, no Convento São Francisco, em Coimbra. De acordo com a organização, este ano é desenvolvido "um programa inovador, com mais espaço de debate e partilha de ideias e pela primeira vez, um espaço dedicado à demonstração de soluções inovadoras na área do Envelhecimento Ativo e Saudável". Ainda segundo a mesma fonte, na mesa redonda "O Envelhecimento e a Sociedade", será abordado o envelhecimento populacional e a consequente alteração das dinâmicas familiares, uma vez que, acrescentam, "estas alterações demográficas exigem que olhemos para além dos habituais serviços de saúde, apoio social e cuidados às pessoas de maior idade e procuremos comunidades mais inclusivas e participativas.

Em debate estará também "a importância e a necessidade de investir em ativos como as Pessoas (nos âmbitos do bem-estar emocional, cidadania, aprendizagem ao longo da vida, interação social), e os Ambientes (edifícios e acessibilidades, transportes, espaços comunitários e instalações ao ar livre) enquanto elementos essenciais para alcançar uma evolução equilibrada de igualdade e bem-estar na sociedade". Esta mesa-redonda será moderada pelo jornalista Pedro Carvalhas (TVI).

Durante o almoço-volante (oferecido pela organização do 7º Congresso em Envelhecimento Ativo e Saudável), os participantes são convidados a visitar o Espaço Empresas, no foyer do Convento São Francisco. "Este espaço inovador, será dedicado à exposição e demonstração de produtos/soluções inovadoras, impactantes e relevantes para a área do Envelhecimento Ativo e Saudável, criadas e desenvolvidas por empresas nacionais, com especial foco em empresas da Região Centro. Aqui, poderão demonstrar o trabalho que estão a desenvolver neste setor e terão a oportunidade de recolher o feedback por parte de diferentes stakeholders, tais como utilizadores finais e cuidadores".

À tarde, a mesa redonda "Inovação para a Integração de Cuidados", irá debater as questões relacionadas com a ainda reduzida integração entre serviços de saúde e cuidados sociais, geradora de um impacto negativo não só na qualidade de vida do cidadão idoso, mas também na economia. Este debate pretende juntar os três principais elementos que podem contribuir para atenuar o problema: a voz do cidadão idoso, a voz da saúde e a voz do apoio social. Será moderado pelo jornalista Bento Rodrigues (SIC).

Tal como nos anos anteriores, serão conhecidos os finalistas e vencedores dos Prémios de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro. Trata-se de uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro em parceria com o Consórcio Ageing@Coimbra.

Esclarecimento adicionais poderão ser solicitados através do email: ageingcoimbra@uc.pt

 

 Disclaimer:

Relembramos todos os médicos que, segundo o Regulamento n.º 707/2016, CAPÍTULO III, artigo 130º, as exceções para que os médicos possam aceitar ofertas por parte da indústria farmacêutica ou de outros fornecedores de dispositivos médicos ou de material clínico, ao abrigo do ponto 3, alínea "b" e "c", são a "(...) participação dos médicos em estágios, congressos ou outras reuniões científicas, que contribuam para o aperfeiçoamento profissional dos médicos, desde que acreditados pela Ordem, e mediante a apresentação de comprovativo documental idóneo da participação no evento" e "Fundos que possibilitem a organização por parte dos médicos de congressos, simpósios e outras ações de formação científica que contribuam reconhecidamente para o aperfeiçoamento profissional dos médicos, desde que acreditados pela Ordem". Mais se informa que, pelo artigo 130º, ponto 4 "(...)a Ordem dos Médicos é a única entidade que procede à avaliação da idoneidade científica dos eventos.", cuja atribuição de certificação é realizada pelo Conselho Nacional para Atribuição de Patrocínio Científico.