26 de outubro 2019

Debate

Fórum “O Cérebro no Século XXI” presta homenagem ao Professor Egas Moniz

O cientista Egas Moniz recebeu o Prémio Nobel da Fisiologia e Medicina a 27 de outubro de 1949. Sete décadas depois, Coimbra acolhe o Fórum "O Cérebro no Século XXI", evento que decorrerá no Convento de São Francisco, a 26 de outubro, associando-se à comemoração do 70.º aniversário da atribuição do Prémio Nobel da Fisiologia e Medicina, com  o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Do programa desta celebração está prevista a realização de quatro simpósios que vão discutir "avanços do conhecimento no área do Cérebro, nomeadamente na investigação e no tratamento das doenças do sistema nervoso, bem como uma exposição que evoca a memória e a obra de Egas Moniz", explica a organização.

"O Conselho Português para o Cérebro está empenhado em assegurar que esta iniciativa se revista do merecido relevo científico e académico que a figura de Egas Moniz inspira, pelo que o contributo de todos será decisivo para o sucesso desejado desta celebração. Este sentimento é igualmente partilhado pelas entidades que se associam à Organização deste Fórum: as câmaras municipais de Coimbra, de Estarreja e de Lisboa, e a Reitoria da Universidade de Coimbra".

De acordo com a organização esta será uma "homenagem ao distinto cientista (...) de modo a sublinhar a importância do Cérebro e do papel da sua investigação no desenvolvimento da sociedade".

A inscrição é aberta a todos.

Mais informações, aqui.