21 de abril 2019

Prémio

Leiria | Prémio Carlos Caiado para premiar Cuidados de Saúde Primários

 

A Sub-Região de Leiria da Ordem dos Médicos, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Pinhal Litoral e as Jornadas Médicas de Leiria - MEDLEI, em colaboração com a família Carlos Leonel Sousa Caiado, instituem o "Prémio Carlos Caiado em Cuidados de Saúde Primários" que visa distinguir trabalhos e estudos de investigação, inéditos e inovadores, em Cuidados de Saúde Primários (CSP).


Para o Presidente da Sub-Região de Leiria da Ordem dos Médicos, Rui Passadouro, "a escolha do nome Carlos Caiado deve-se à sensibilidade da família para a área da Saúde, mas, sobretudo, visa reconhecer alguém ligado profundamente à região, que a soube valorizar, e com forte ligação às causas cívicas e associativas. Merece que o seu nome seja associado à inovação em saúde, já que o simbolismo do prémio reconhece, também, a sua vivência em projetos inovadores".

O prémio tem o valor monetário de 1.100 euros, cuja finalidade deverá ser o investimento em investigação de forma a replicar os projetos, na área da Sub-Região de Leiria da Ordem dos Médicos, em Cuidados de Saúde Primários.
Este prémio é dirigido aos profissionais do ACeS Pinhal Litoral devendo, pelo menos, um dos autores do trabalho, estar inscrito na Sub-Região de Leiria da Ordem dos Médicos. Serão apreciados os trabalhos terminados nos anos 2018 ou 2019.

A criação do prémio "Carlos Caiado em Cuidados de Saúde Primários" tem como objetivo estimular a participação dos profissionais em iniciativas e projetos de investigação científica. Apesar de se tratar de uma iniciativa da Sub-Região de Leiria da Ordem dos Médicos, poderão concorrer a este prémio todos os profissionais dos Cuidados de Saúde Primários desde que integrados em equipas multidisciplinares.

Aludindo ainda ao patrono deste galardão, enaltece o presidente da Sub-Região de Leiria da Ordem dos Médicos, Rui Passadouro: "Foi um homem trabalhador com visão e espírito empreendedor ligado à Energia e essa mesma Energia, ainda hoje, continua a sentir-se no seu legado empresarial".

A produção científica tem vindo a evoluir favoravelmente, no âmbito do Cuidados de Saúde Primários, com o aumento do número de publicações e apresentações de trabalhos de investigação. Os profissionais do ACeS Pinhal Litoral têm acompanhado esta tendência de produção de informação e conhecimento e merecem, cada vez mais, que estes trabalhos científicos sejam divulgados e valorizados.

Os interessados deverão candidatar-se - mediante as condições apresentadas no regulamento aprovado, disponível aqui e também página de MEDLEI - entre o dia 1 e o dia 21 de abril de 2019.

O Prémio será entregue no decurso das Jornadas Médicas de Leiria que irão decorrer no Instituto Politécnico de Leiria.


#MEDLEI
Associação de Médicos Internos de Medicina Geral e Familiar e Saúde Pública, que organiza, pelo segundo ano conseucutivo, as Jornadas Médicas de Leiria. Esta associação tem sede na Ordem dos Médicos, em Leiria.

 

#REGULAMENTO

Acesso ao regulamento aqui