06 de fevereiro 2020

Sala Miguel Torga

"Oito décadas de otorrinolaringologia em Coimbra" na Ordem dos Médicos

 

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) promove a sessão de apresentação do livro "Oito décadas de otorrinolaringologia em Coimbra". A obra, com coordenação do Prof. Doutor António Diogo de Paiva, Dr. Carlos Seabra e Dr. Pedro Tomé, congrega os textos da exposição que esteve patente, em 2016, no átrio principal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) - Pólo HUC.

A obra reúne ainda artigos redigidos pelos diversos sectores do Serviço de Otorrinolaringologia, contando com textos de António Diogo de Paiva, Ana Margarida Amorim, Anita Cunha, Carla Gapo, Elizabete Grade, Inês Silvestre, Isabel Rico, João Barosa, João Carlos Ribeiro, João Elói Moura, Jorge Humberto Martins, Jorge Miguéis, José Manuel Ferreira Romão, Lucinda Santos, Luísa Ferreira, Luís Filipe Silva, Marisa Alves, Paulo Gonçalves, Pedro Tomé, Sílvia Rebelo, Sofia Paiva. A obra tem edição do Serviço de Otorrinolaringologia FMUC - CHUC.

 

A sessão de apresentação da obra vai contar com as intervenções de:


· Dr. Carlos Cortes | Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos
· Prof. Doutor António Diogo Paiva | Coordenador da obra
· Dr. Carlos Seabra | Coordenador da obra
· Dr. Pedro Tomé | Coordenador da obra
· Profª. Doutora Cristina Robalo Cordeiro | Professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (que fará a apresentação do livro) . 

Principal dinamizador desta obra, o Professor Diogo de Paiva, detém um notável percurso médico, científico e académico. É Professor Catedrático Jubilado em Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (Cátedra, 1996) onde cursou Medicina findo o ano letivo de 1971; É especialista em ORL desde 1977, especialidade que efetuou no Serviço de ORL, nos Hospitais da Universidade de Coimbra; Estagiou na Clinique Universitaire d' ORL em Bordéus (França). Ex-Diretor de Serviço de ORL do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, foi presidente do Colégio de Especialidade da Ordem dos Médicos, no triénio 1990/1993.

É Membro das seguintes Sociedades: Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (Presidente da Sociedade Portuguesa de ORL e Cirurgia Cérvico-Facial, no triénio 2005/2007 e Presidente da Assembleia-Geral da Sociedade Portuguesa de ORL e Cirurgia Cérvico-Facial, no triénio 2007/2010); Associação Portuguesa de Oto-neurologia; American Academy of Otolaryngology - Head and Neck Surgery Foundation (AAO - HNS - USA); Société Française d' ORL et Pathologie Cervico-Facial; Sociedad Española d' ORL y Patologia Cervico-Facial; Institut George Portmann - França.