Lançamento do livro "Serviço Nacional de Saúde em Portugal"


"Serviço Nacional de Saúde em Portugal - A saúde e a força de trabalho, do Estado Novo aos nossos dias", obra coordenada pela investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, Raquel Varela, será lançada na Ordem dos Médicos em Coimbra.
 
Brevemente, daremos mais detalhes sobre o lançamento desta obra com chancela da Âncora Editora (coleção Estudos e Documentos).
 
#A obra:
 
"O nosso livro sobre a História do SNS está já à venda na wook. Sai este ano porque se celebram os 40 anos do decreto oficial do SNS. Percorre a história da saúde em Portugal, do Estado Novo aos nossos dias.
Dentro dele podem ler as previsões (de 2016!) sobre o colapso actual do SNS devido à falta de médicos - uma triste realidade em que não falhámos dado algum. Demonstrando - de forma lamentável -, que os problemas muitas vezes não se resolvem não por falta de conhecimento cientifico, mas por ausência de acção política.
Contém agora uma nova previsão de como vai decair o SNS nos próximos anos, esta realizada pelo economista Eugénio Rosa que descreve, como ninguém o fez até agora, o estado das contas do SNS. São cerca de 40 páginas a seu cargo, com todos os detalhe dos números do SNS, em força de trabalho, em contas, na ADSE e naquilo que vai ser, e já é, o ponto de estrangulamento do SNS - a dívida ao sector privado." (Facebook | Raquel Varela)